• 5 Coisas que vão te ajudar a ter produtividade nos estudos!
Está cada dia mais difícil manter o foco nos estudos, não por falta de vontade ou algo do tipo, mas pelas inúmeras distrações que estão ao nosso redor e facilmente se tornam mais atrativas e interessantes do que aquela matéria que você está estudando há dias.
Por isso preparamos 5 dicas para te ajudar a focar nos estudos com a entrada do segundo semestre. Fique ligada e aumente a sua produtividade com a gente!
1. Guarde o celular (evite telas - o máximo que puder).
Independente de você ter ou não auto controle, o celular é como um imã. Seja para olhar e acompanhar as horas, ou verificar notificações recentes e principalmente verificar as redes – TUDO, absolutamente tudo é uma distração, capaz de remover completamente o seu foco, te dispersando do objetivo final. Então a regra é: mantenha o celular longe.
2. Evite o seu quarto, estude em outro ambiente.
Estudar no quarto pode dar mais certo se a sua mesinha te permite ficar de costas para a cama, pois o nosso subconsciente sempre quer que estejamos descansado/ou confortáveis com o que fazemos e por vezes, nos faz até mesmo pensar em estudar em cima da cama, o que na verdade, prejudica muito seu foco – pois em questão de tempo o conforto traz cansaço, sono e fadiga. Então caso o seu canto de estudos te dê uma boa visão da sua cama: fuja!
Uma mesa em outro cômodo, uma cafeteria, uma biblioteca ou até mesmo um parque, são ambientes perfeitos para te tirar da zona de conforto e te deixar na ativa para ficar centrada ao principal, os estudos.
3. Quando ler, não somente "leia".
Uma ótima saída para não esquecer aquilo que se está lendo e ter que voltar do início várias e várias vezes por falta de atenção é: leia devagar e não somente leia, mas use de marcações. Grife, escreva notas relacionadas – explore as palavras daquele texto determinado, assim você destaca as coisas mais importantes e palavras chave, que quando lembradas, irão trazer à tona determinados assuntos, relacionados ao todo.
Se for o caso, faça pequenos resumos ou mapas mentais a respeito daquilo que foi lido, pois escrever também é um ótimo exercício de fixação e evita distrações.
4. Ouça a matéria em momentos distintos.
Se grave lendo ou fazendo observações sobre a matéria, assim, sempre que houver dúvida ou você precisar fixar determinada questão, você pode ouvir essas gravações quantas vezes quiser. Até mesmo quando não estiver em casa ou de fato, estudando. É cientificamente comprovado que repetições causam bons resultados quando o assunto é aprender e por isso, gravar a si mesmo, é uma ótima ideia!
Contudo, se você não se sente confortável em ouvir a si mesmo ou gravar o que entendeu, mesmo sendo uma ótima forma de aprender o que está sendo dito, do seu próprio ponto de vista, você também pode ver/ouvir vídeo aulas relacionadas a matéria no decorrer do seu dia.
5. Tenha seu tempo de estudos pela manhã!
Estudar de manhã é um benefício incrível pra você que não consegue ser a pessoa “mais focada do mundo”. Pois ao acordar, embora ainda estejamos sonolentos, a nossa mente está mais aberta e clara para receber informações, sem muitas distrações – até por não conseguir focar em mais de uma coisa ao acordar.
Quanto mais tarde for, mais coisas você terá que fazer e mais distrações/pressa irão surgir, fazendo com que os estudos não rendam tanto quanto o esperado, mesmo com dedicação. Por isso é indicado que se você puder, prepare o ambiente e tenha um tempo de estudos matinal, pois assim, acaba sendo muito mais produtivo.
Adorei essas dicas. Vou procurar aproveitar todas, menos a de estudar pela manhã, pois, como trabalho, acaba não sobrando tempo… 😊