Certamente você já deve ter ouvido que procrastinar é errado, que quem procrastina não chegará em lugar nenhum, e de fato, procrastinar só por procrastinar não te levará a lugar algum, ou melhor, te levará a ter uma vida menos produtiva mesmo.

Mas vamos lá, nossos dias terão sempre as mesmas 24 horas, e na maioria das vezes é tão corrido, que não conseguimos realizar todas as atividades.

O grande truque está em priorizar as coisas que não devem ou podem ser procrastinadas. Aquelas chamadas atividades chave, que se deixarem de serem feitas, não lhe tratarão um retorno de algo importante, ou lhe trarão algum tipo de problema depois.

A maior dificuldade nisso tudo, é que na maioria das vezes, aquelas atividades que podem ser procrastinadas são as mais legais de realizar, (assistir uma série, passar de fase naquele joguinho no celular). Essas aliás, devem estar na sua lista de coisas a fazer, mas devem estar lá no final, como recompensa por todas as atividades chaves que você conseguiu concluir.

Assim como o inverso também é real, algumas atividades que são chaves são bem chatas de serem feitas (arrumar a casa, terminar aquele trabalho da faculdade, etc), mas se feitas no tempo certo, ou até mesmo com antecedência, podem lhe render mais tempo livre e resultados melhores, para realizar aquelas atividades mais legais de serem feitas, e que ficaram lá no final da lista.

Temos também aquelas atividades que devem ser realizadas em algum momento, mas que se eu não fizer exatamente naquele momento, não necessariamente me trarão problemas, e podem ficar em uma segunda camada de prioridade, claro que antes das atividades de recompensa.

Então, chegamos ao seguinte, a dica é: Faça uma lista de prioridades (que pode estar anotada no seu planner, se você como eu, tem o hábito que utilizá-lo no seu dia a dia, ajuda bastante, ou em algum outro lugar que seja visual), e classifique em: “Essas eu devo procrastinar, “Essas eu posso procrastinar” e “Essas se eu procrastinar, vai dar ruim”

Espero que eu tenha ajudado de alguma forma a clarear para você qual a maneira correta de procrastinar e reforçar o quanto é importante fazer uso do planner para se organizar e tentar manter o foco na sua rotina. 😀

Veja aqui alguns downloads gratuitos que poderá fazer de planner de mesa para poder te ajudar na organização.

 

Este post tem 2 comentários

  1. Graziely Ramos

    Uma das coisas que eu faço para não entrar em um ciclo de procrastinação é organizar o meu dia, o planner sempre me acompanha. Listo todas as tarefas e vou checando conforme finalizado cada uma.

    1. Falecom weloveplanner

      Muito bom, Grazy! E o resultado de deixar tudo organizadinho no planner é muito eficaz, né? Vale super a pena! A gente acaba descobrindo que a famosa “falta de tempo” para algumas coisas, era só falta de organização 😅

Deixe um comentário