• 5 Benefícios de escrever à mão!
Com o início da era digital, é cada vez mais difícil cultivarmos o hábito de escrever à “moda antiga”. Temos diante de nós cada vez mais telas/teclados e menos canetas, lápis e papéis – isto porquê a agilidade de digitar um texto é muito maior do que, de fato, tirar um tempo para escrevê-lo a mão com capricho. Contudo, embora seja mais rápido e consequentemente prático, digitar ou ditar um texto por via digital, esta ação não traz os mesmos benefícios de escrever à mão!
Conheça quais são estes benefícios:
1. Melhora a concentração e ajuda a fixar conteúdo!
Ao escrevermos à mão, antes de passar os “resumos” para o papel, temos primeiro que ter um pequeno roteiro em mente para que o conteúdo escrito seja mais fluído e correto. Tendo-o em mente, você ficará mais focado e prestará mais atenção naquilo que está escrevendo – pois será o que está se passando na sua mente, não sendo possível causar uma distração. Sendo assim, por consequência, o seu cérebro guardará melhor aquelas informações, ajudando a fixar todas elas na sua mente. Por isso, algumas pessoas precisam escrever e montar resumos na hora dos estudos. Pois a escrita é uma forma eficaz de fixação!
2. Melhora a compreensão e aumenta a criatividade!
Atualmente, grande parte das escolas mantém o uso de caderno e das folhas de papel como obrigatório, ao invés do computador ou tablet, e o motivo disso é que: estudos comprovam que embora o processo de escrita através do teclado seja muito mais rápido, o processo mais lento e minucioso da escrita manual favorece a interpretação/compreensão de texto e ajuda na redação de palavras próprias. O que amplia a criatividade na hora de formular frases e escrever histórias – além de estimular a caligrafia, que também é uma expressão de criatividade.
3. Escrever diariamente ajuda no combate a ansiedade e depressão.
É comprovado que manter um diário e/ou caderno de anotações ajuda a organizar melhor a nossa mente. É uma forma de desabafar sobre o que se está sentindo e proporciona uma melhor visão dos problemas e sentimentos, nos dando a oportunidade de refletir, analisar e achar uma melhor solução para os gatilhos e coisas que trazem “sentimentos ruins”. Traz clareza e racionalidade em momentos de tensão e também é recomendado por psicólogos e psiquiatras, como uma forma de cuidar da saúde mental.
4. Escrever diariamente deixa sua caligrafia mais bonita.
Claro, nem todas as pessoas almejam esse objetivo, mas a escrita é extremamente importante em diversas profissões e também nos estudos, no dia a dia, por isso ter uma boa caligrafia acaba sendo primordial se queremos ser entendidos através da nossa escrita em algum momento das nossas vidas! Além disso, a caligrafia hoje é considerada até mesmo como uma forma de arte, tendo novos nichos além da cultural letra cursiva ou bastão.
5. Escrever é um exercício cognitivo que pode prevenir doenças.
Quando estamos escrevendo fazemos com que o nosso cérebro e memória trabalhem mais e por isso, se desenvolvam de uma forma mais elevada. Ajudando a desenvolver e fortificar as habilidades motoras. Por isso, a escrita pode ser uma forte aliada para prevenir doenças degenerativas como o mal de Alzheimer.
Aprendo muito mais quando escrevo à mão
Eu também My. Com certeza é a melhor forma de fixar a matéria!