Controle financeiro… Se você já leu nosso post sobre procrastinação, essa atividade entraria em: “Essa se eu procrastinar, vai dar ruim”, rs…

Controlar o quanto se gasta, e principalmente, com o quê se gasta, é a chave para ter uma vida financeira mais tranquila. O dinheiro é um péssimo patrão, mas um ótimo empregado, então faça ele trabalhar para você e não você trabalhar por ele.

(Receita – despesas) é a conta básica das finanças pessoais, e há várias maneiras de fazer isso. Há quem faça isso em planilhas, aplicativos, em seu planner financeiro, ou combinar as 3 formas.

No seu planner financeiro é legal você marcar TODOS os gastos que você tem no seu dia a dia, pois você consegue estar com ele em praticamente todos os momentos (principalmente as mulheres, que podem levá-lo dentro de suas bolsas, por exemplo) sem esquecer de marcar uma balinha que seja. Acredite, há um ralo de dinheiro aberto nestes pequenos gastos. Não que este controle lhe deixará rico, milionário, mas com certeza evitará que você fique pobre, devendo para o famoso e mau caráter do limite do cheque especial, rs.

Além desta atividade de despesas diárias, no planner você também pode controlar tudo como em uma planilha, caso o Excel não seja muito a sua praia.

Você poderia também fazer isso em um app, mas eu já tentei utilizar alguns, e para mim, escrever funciona bem melhor, até mesmo para visualizar sempre os gastos realizados, a todo momento que for utilizar o meu planner.

Dicas finais… Controle absolutamente tudo que você ganha e principalmente com o quê gasta. Concentre sempre em acumular mais ativos (algo que lhe de algum retorno financeiro) e menos passivos (algo que só lhe gere despesas e não receitas), assim você conseguirá gastar bem e ganhar mais, equilibrando a equação simples que escrevi lá no começo (Receita – Despesas) = Vida financeira tranquila

Espero que esse post te ajude de alguma forma a ter uma vida financeira mais equilibrada.

Nosso planner está disponivel no site. Clique aqui

Até o próximo post!

Com carinho, Amanda !

 

Deixe um comentário